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30 abril, 2019

Trânsito nas Ruas 5 e 7

Recebemos de um nosso vizinho um conjunto de propostas que endereçou ao Presidente da Junta com o objetivo de contribuir para a moderação da velocidade do trânsito nas Ruas 5 e 7. Dado o interesse das mesmas, passamos a reproduzi-la com a devida autorização.

"Caro André, Como morador no bairro da Calçada dos Mestres, venho apresentar-lhe sugestões relacionadas com segurança rodoviária e pedonal neste bairro, concretamente sobre o largo da igreja, onde está situado um parque infantil.
Este bairro, e mais especificamente esta zona do parque infantil (delimitada pela Rua 5 e Rua 7), são zona 30 com limite de velocidade de 30 km/h, no entanto este limite máximo de velocidade é constantemente e largamente ultrapassado pela maioria dos veículos que circulam nestas vias, independentemente da sinalização já existente. Deve-se referir que este bairro, exclusivamente habitacional, é utilizado também como local de acesso/atravessamento e saída da cidade de Lisboa, com o consequente aumento do tráfego rodoviário. Quanto à população do Bairro, nota-se renovação geracional, com muitas crianças novas mas ainda com muitos idosos, populações mais indefesas perante o tráfego rodoviário.
O parque, desde que sofreu recentemente obras de melhoramento, tem tido uma crescente afluência de crianças de diversas idades e seus familiares, o que é positivo. O que se verifica actualmente é que, fruto da frequência habitual de crianças num parque infantil e circulação pedonal normal nas zonas circundantes, com o trânsito de veículos a velocidades excessivas nas ruas a este adjacentes, constata-se que esta é uma situação potencialmente perigosa para todos, sobretudo para as crianças e idosos que frequentam diariamente o parque.  Torna-se por isso urgente e importante analisar e melhorar esta situação.
O objectivo seria fazer reduzir a velocidade de circulação, prevenir e evitar a ocorrência de acidentes e, garantir a segurança rodoviária. Com efeito, penso que a solução passaria por medidas que dissuadissem eficazmente os excessos de velocidade. Mais concretamente, penso que ambas as vias com circulação automóvel adjacentes ao parque infantil do largo da igreja, concretamente Rua 7 e Rua 5, deveriam ter uma lomba dissuasora de excesso de velocidade, ou sobre-elevação de passadeiras, por exemplo tal como as que foram colocadas na Rua 7 junto à Academia Desportiva de Campolide, na Rua 12, na R. Particular à Rua Arco do Carvalhão, e na R. General Taborda. Adicionalmente, deveria ser colocada na Rua 5, sinalética identificando “Parque Infantil”, tal como foi na rua 7, antes do parque. Na Rua 5 junto ao parque não há qualquer indicação de proximidade de parque, nem lomba, apenas dois espaços na estrada sem delimitação de estacionamento, fazendo supor que foram zonas pensadas para atravessamento pedonal, sem qualquer sinalética. Deveria também ser reforçada a sinalização, ou colocada em lugar mais visível, a indicação de zona 30. Os excessos de velocidade são obviamente da responsabilidade dos condutores, mas se nada for feito, continuarão a acontecer, factor de risco para quem frequenta o parque, pelas razões expostas.

Resumindo, é urgente a colocação de lombas ou passadeiras sobre-elevadas na R. 5 e na R. 7 antes ao parque, sinalética identificativa de proximidade de parque infantil e reforço de sinalética identificativa de Zona 30, para uma maior segurança rodoviária e pedonal para todos."

2 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente a sugestão da segurança nas ruas propostas.

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  2. E então a Junta de Freguesia / Entidades competentes estão à espera do quê para resolver o problema da velocidade desenfreada dos condutores que percorrem a rua 5?
    Que ocorram mais acidentes e algum mortal nesta Rua 5 onde as viaturas passam constantemente a mais de 30Km/h incluindo o autocarro da carris??
    Estão as autoridades à espera do quê para colocar radares de controlo de velocidade e começar a facturar?
    Sempre ajudava a pagar os salarios dos politicos e da JF minorando aquele que sai da minha algibeira...
    Ou só interessa colocar parquimetros para faturar os estacionamentos no meu bairro?
    Onde é aplicado a dinheiro proveniente dos parquimetros? Ainda não vi quaisquer melhorias no transito nem em outros relacionados no Bairro, desde a instalação deles.....quem benificia das receitas???? Para onde é canalizado o dinheiro?
    Bem hajam

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