PESQUISAR ASSUNTOS

22 maio, 2018

Estatutos da CMBCM

Com quase 60 associados podemos considerar existir já neste grupo suficiente representatividade do Bairro. Temos porém muitos aspetos que devem ser pensados e as respostas encontradas. Por exemplo, as decisões devem ser tomadas por habitação ou por morador? Por proprietário ou eventual inquilino, ou pelos dois? E muitas mais questões que nos surgem, porque é sabido, cada cabeça, sua sentença.
Em todo o caso, haverá com certeza consenso em relação a muitos aspetos quanto ao que pode ser melhorado e para conseguirmos chegar a bom termo, devemos começar pelo princípio, isto é, por aprovar os Estatutos da Comissão de Moradores.
Ao contrário da figura de Associação de Moradores, que estando prevista na Constituição da República obriga a um formalismo jurídico, as Comissões são menos formais, mas apesar disso ou por isso mesmo, requerem para o bom funcionamento, algumas definições básicas.
Esperamos encontrar as respostas para essas questões num Estatuto a aprovar em reunião de moradores no futuro próximo. Daremos informação sobre a data, hora e local dessa reunião muito em breve.
Convidamos para já todos a ler o documento que se anexa e que não passa de uma proposta de Estatuto. Caso alguém tenha melhoramentos, deve enviar através dos comentários abaixo deste post ou mesmo escrever no facebook o que pensa que deve ser acrescentado, retirado ou alterado. Temos ainda o correio eletrónico que como sabem é cmbcm.admn@gmail.com para onde podem/devem enviar contributos. Vamos certamente chegar a um documento que encontrará aprovação por parte da maior parte dos moradores inscritos no grupo.
Logo que se chegue a um documento estabilizado, faremos uma reunião onde todos os presentes - aviso que os que não estiverem presentes não contam para os resultados - votarão a aprovação dos Estatutos da Comissão de Moradores do BCM.
Faltará depois aprovar uma Direção, prevista nos Estatutos e um Regulamento para o funcionamento da Assembleia de Moradores, que não é mais do que a reunião de todos os que forem convocados e decidirem estar presentes.
É importante que a CMBCM funcione com voluntários independentes na opinião e decididos a dispor de algum tempo para esta finalidade. Acreditamos que em 60 pessoas haverá pelo menos 5 nestas condições 👷👷👷👷👷!
Ficamos à espera dos vossos comentários. Tudo positivo, por favor, mesmo que contrário ao que se propõe. Todas as opiniões são boas, mas dispensam-se os pessimismos! Um bom princípio é quando se "acha que assim não", propor logo como se "acha que deve ser". Ou seja, propostas, propostas, propostas! Nada de bota abaixo, sim?
(clique para obter a Proposta dos Estatutos em pdf)

4 comentários:

  1. Olá, bom dia, penso que o Artº 2 deveria ser alterado para incluir um representante do clube CRP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me bem. Na prática já assim acontece nesta fase. Vamos ver o que dizem os restantes associados.

      Eliminar
  2. Talvez seja excessivo uma reunião da Assembleia a cada três meses. Até porque a própria direcção também só se reúne no mínimo de 3 em 3 meses. Não creio que os temas que serão abordados tenham tempo para evoluírem num espaço de apenas três meses. Ainda que possa ter uma maior frequência agora de início,depois creio que uma reunião anual bastará, mantendo-se a frequência mínima de 3 em 3 meses da direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, vamos incluí-lo como proposta de alteração na próxima reunião.

      Eliminar

Deixe o seu comentário. Ajude-nos a aperfeiçoar o blogue.