Minha intervenção na Reunião Descentralizada da CML sobre Campolide e Avenidas Novas no passado dia 21 de maio, sobre postes e cabos pendurados no BCM. Conclusão, teremos o bairro limpo de cabos vivos e mortos, enterrados definitivamente, lá para as calendas. :(
PESQUISAR ASSUNTOS
23 maio, 2025
14 maio, 2025
Ruas 5 e 8 - TRÂNSITO
Se alguém quiser juntar-se aos outros moradores que já intervieram nesse sentido, para pedir à CML mais sinalização para redução da velocidade dos carros nas ruas do Bairro, principalmente nas 5 e 8, pode enviar o seguinte texto ou outro semelhante à Direção de Mobilidade da Câmara, para o e-mail dmm@cm-lisboa.pt também pondo em cópia a Junta de Freguesia. O mesmo pode ser feito preenchendo o formulário no site da Câmara https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/contacte-nos/ser-informado
Assim se melhora o BCM.
_____________________________________________________________
Exmºs. Srs.,
As Ruas 5 e 8 do Bairro da Calçada dos Mestres em Campolide, são duas das ruas do bairro mais movimentadas, por onde circulam muitas viaturas que atravessam o bairro para ligar a Calçada da Quintinha à Rua Vieira Lusitano. Estas ruas são inclusive atravessadas pelos autocarros da carreira nº702. Acontece que apesar de formalmente todo o bairro já ser "Zona 30", a velocidade média dos veículos que circulam nestas ruas é demasiado elevada para uma zona de bairro/ pedonal. A isso somam-se passeios estreitos que tornam o perigo de atropelamentos para crianças e idosos bastante elevado. À semelhança do que tem sido feito noutras ruas à volta, vimos por este meio solicitar a colocação de duas almofadas de afrouxamento de velocidade, uma na rua 5 e outra na rua 8. Ainda há poucos dias durante a noite houve um acidente no final da Rua 5, junto ao aqueduto, com destruição de vários pilaretes, sinais de trânsito e mobiliário urbano o que só confirma a elevada velocidade nestas duas ruas.
Agradecendo a vossa melhor atenção, principalmente neste momento onde estão a instalar mais almofadas destas em ruas contíguas, sou
a)...
10 maio, 2025
16 abril, 2025
RESUMO DO ENCONTRO COM O PRESIDENTE DA JUNTA NA SEXTA-FEIRA, 4 DE ABRIL ÀS 11H00, SOBRE O ASSUNTO GUARDA NOTURNO (GN)
Nesta reunião fomos informados de que após o Regulamento do GN ter sido aprovado em 20/02/2025, as fases seguintes do processo de contratação passam por:
1 – Abertura de concurso / Através do qual a Câmara Municipal de Lisboa publicará convite no Boletim Municipal para que os interessados se possam inscrever (o Pre-JFC ficou de nos informar quando isso acontecer).
2 – Apresentação de candidaturas / Os interessados sujeitam uma candidatura individual à CML que verificará quais aqueles que cumprem os requisitos constantes do Regulamento para poderem passar à fase seguinte.
3 – Programa de formação para GN (Licença de GN) / Programa obrigatório no fim do qual os candidatos serão examinados e aprovados por um júri que decidirá sobre a atribuição ou não da licença.
4 – Distribuição por zonas / Cada GN escolherá o local onde irá trabalhar sendo interessante ter previamente um ou mais potenciais candidatos interessados em ficar na nossa zona, daí ser conveniente procurar antecipadamente alguém que possa ser o nosso GN.
5 – Pagamentos / A JFC irá contribuir com 500 euros mensais sendo o restante pago pelas avenças mensais dos moradores que pretendam associar-se ao profissional da sua zona (pode ser em dinheiro vivo, por MBWay ou transferência bancária).
6 – Prazo previsto / Dados os passos descritos acima, é possível que na melhor das hipóteses só possamos ter GN a trabalhar no final deste ano de 2025.
7 – Câmaras CCTV / Foi abordado o tema da instalação de um sistema de vídeo vigilância no bairro. Após breve análise, verificámos que o processo, por força de lei, terá de ser analisado e aprovado por diversas entidades nomeadamente, PSP, comissão nacional de proteção de dados e secretaria geral da administração interna. Alem deste circuito administrativo moroso, acresce o investimento necessário para colocar em prática todo o sistema. Somos da opinião que, para já, deverá ficar em standby.
03 abril, 2025
GUARDA NOTURNO
Amanhã, dia 4 de abril, iremos falar com o Presidente da Junta no sentido de pedir apoio para identificar um profissional que possa ser contratado como Guarda Noturno para o BCM.
Um dos quesitos para o avanço desta questão era a aprovação do Regulamento de Guarda Noturno pela Câmara Municipal, o que já aconteceu conforme noticiámos recentemente (publicação de 1 de março).
A fase seguinte é encontrar alguém que reuna as condições descritas no Regulamento e que se possa candidatar-se ao lugar. Se algum vizinho entender que pode ajudar nesta tarefa referenciando alguém, seria muito útil.
Daremos notícias do encontro com o Presidente da Junta logo que for possível.
30 março, 2025
PROGRAMA DE FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO
Em nome do CIEE – Council on International Educational Exchange recebemos um e-mail com pedido de divulgação da seguinte informação:
Programa de famílias de acolhimento
O CIEE, em parceria com a NOVA FCSH, recebe anualmente estudantes norte-americanos para programas académicos de curta ou longa duração (3 semanas a 4 meses). Para tornar esta experiência mais enriquecedora, procuramos famílias na área metropolitana de Lisboa dispostas a acolher um estudante, com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, durante o verão de 2025.
O que é necessário?
✔ Uma cama disponível para o aluno;
✔ Refeições (pequeno-almoço & jantar);
✔ Disponibilidade entre:
📅 12 de junho – 2 de julho e/ou 10 – 30 de julho de 2025.
As famílias recebem uma compensação diária e têm apoio 24h durante todo o programa.
Pedimos a vossa colaboração na divulgação desta iniciativa junto da vossa rede de contactos - famílias, amigos, colaboradores.
Acreditamos que esta experiência é enriquecedora e valiosa não só para os nossos estudantes, bem como para as famílias que os recebem.
Em anexo, envio materiais preparados para a divulgação, pósters, realçando que estamos disponíveis para organizar uma sessão de esclarecimento.
Agradeço desde já o vosso apoio! Fico ao dispor para qualquer questão.
Cumprimentos,
MARIA CANTEIRO// CIE
High School Program Coordinator
──────────────────────────
Avenida de Berna, 26 C - Gab. D009
1069-061 Lisboa
email mcanteiro@ciee.org
tel +351 21 790 83 87
web ciee.org/
pronouns she/her/hers
17 março, 2025
Unidade Local de Proteção Civil
A CMBCM recebeu do Presidente da Junta de Freguesia com pedido de divulgação, um email informando da criação da ULCP, Unidade Local de Proteção Civil, entidade que pode ser contatada para obtenção ou fornecimento de informação importante sobre proteção civil * através dos seguintes meios:
Coordenador – Leandro Portelinha
Telefone – 213 884 607 / 914924321
Site – www.jf-campolide.pt
E-mail – ulpc@jf-campolide.pt
Rua de Campolide, 24 B - 1070-036 Lisboa
* medidas preventivas destinadas a reduzir o impacto de futuras situações de emergência ou de catástrofes, bem como a ajuda prestada às populações necessitadas face a uma catástrofe natural ou de origem humana.
11 março, 2025
RUÍDO NA ZONA DE CAMPOLIDE
Para quem possa estar interessado, informação sobre o ruído na zona de Campolide, muito acima da média de toda a cidade. Nesta página da CML, ver em Mapa do Ruído.
https://www.lisboa.pt/temas/ambiente/qualidade-ambiental/ruido
01 março, 2025
GUARDA-NOTURNO
Caso algum morador conheça algum/a candidato/a que possa estar interessado/a nesta função dentro do Bairro, é favor enviar o contacto da pessoa em questão para a caixa de correio cmbcm.admn@gmail.com para que possa ser informado/a sobre como proceder. Aqui fica o link do Aviso para poder ser consultado:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/4908-2025-908077040
04 fevereiro, 2025
15 janeiro, 2025
Guia Prático / Criar uma comunidade de produção de energia solar
Em Telheiras existe um grupo de 16 moradores, não necessáriamente no mesmo condomínio, que montou um projeto de produção e consumo de energia solar, com o apoio de várias entidades e da Junta de Freguesia do Lumiar, ao qual pertencem.
O projeto foi promovido por uma Associação, entidade que os representa e lida com todos os quesitos envolvidos, tendo como finalidade reduzir a fatura da energia mensal com um investimento inicial partilhado por todos.
A burocracia parece levar a um processo demorado, mas para quem quiser utilizar energia solar e poupar no investimento inicial / global, é uma solução muito interessante.
Para conhecer o projeto basta clicar em: