PESQUISAR ASSUNTOS

18 outubro, 2024

Petição para reduzir o IMI das nossas casas

Pagar menos IMI porque estamos na rota dos aviões que chegam e partem do aeroporto Humberto Delgado, é mais do que justo.

A formula de cálculo do IMI inclui o coeficiente de localização, portanto é fácil introduzir os imóveis que estão na rota de acesso ao aeroporto nesse cálculo, através do Coeficiente de Localização e em parte, embora não totalmente, minimizar os efeitos do ruído dos aviões que de 2 em 2 minutos (e se expandirem as pistas como está previsto, em menos de 1 minuto e meio!), temos de suportar de dia e muitas vezes de madrugada.

Leia esta nossa Petição, veja se concorda, e caso concorde entre no link, assine-a e depois copie o link e divulgue pelos seus amigos, conhecidos e família. É muito fácil e irá ser apresentada à Assembleia da República para desejavelmente se alterar a cláusula de cálculo do IMI, incluindo nela os imóveis na rota dos aviões da cidade de Lisboa que deverão pagar menos.

Precisamos de 7.500 assinaturas até final de novembro e toda a ajuda é pouca. Juntos somos muitos e podemos fazer a diferença. Mesmo que não habite, trabalhe ou estude dentro deste corredor e não sofra com o ruído dos aviões, ajude quem cá mora. Assine em:

15 outubro, 2024

E-mail enviado à vereadora do Urbanismo na CML

Exmª Srª. Vereadora Joana Castro Almeida,

Na sequência das várias reuniões havidas entre elementos desta Comissão de Moradores e as várias entidades Municipais sobre o assunto da Petição 04/2020, que beneficiou da Recomendação 122/02 (3ªCP) e de aprovação por unanimidade na 122ª Reunião Plenária da Assembleia Municipal de 3 de novembro de 2020 (2º Suplemento ao BM 1396, de 19.11.2020) vimos requerer de V. Exª. a inclusão do Bairro da Calçada dos Mestres no Programa Municipal LISBOA SEM FIOS atualmente em curso nessa CML.

O Bairro da Calçada dos Mestres é um pequeno bairro histórico situado em Campolide por baixo do Aqueduto das Águas Livres, onde se encontra um conjunto de 271 moradias com cerca de 500 moradores, e está sob a alçada de condicionantes diversos, nomeadamente por ser um Bairro Histórico, em zona ZEP na base do Aqueduto, no lado sudeste do vale de Alcântara. Há postes com cablagens penduradas atravessando as ruas de um lado ao outro, penduradas nas fachadas e inclusive passando por debaixo dos arcos do Aqueduto!

É  muito  importante  realçar  que  a  Deliberação da Assembleia  acima  referida  e  publicada  em Boletim  Municipal (Recomendação) foi aprovada por unanimidade em 3/11/2020 e se enquadra totalmente no "Programa Lisboa sem Fios" a que V. Exª. superintende. 

Passados 4 anos está ainda por concretizar!

Assim, rogamos a maior celeridade na aplicação do Programa Lisboa sem Fios também ao nosso Bairro, enterrando os fios e cabos pendurados em mais de 46 postes em 12 ruas, retirando todos os cabos mortos das fachadas das moradias e muros, incluindo os cabos de aço enterrados dentro dos nossos jardins, pelo que ficaremos muito gratos a V. Exª. pela concordância com este nosso requerimento e pelas diligências no sentido de o satisfazer.

Bairro da Calçada dos Mestres, 6/10/2024

10 outubro, 2024

AOS MORADORES e PROPRIETÁRIOS

Não tendo surgido no prazo previsto uma lista candidata à Direção, esta deixou de existir desde 9 de outubro passado. Mantêm-se os Grupos de Trabalho e as plataformas habituais de contato e informação da Comissão de Moradores (Facebook, Whatsapp e Blogue) que continuarão a ser geridas como até aqui pela Clementina, garantindo a proteção dos dados de cada vizinho inscrito e prevenindo a entrada no grupo de não moradores ou não proprietários.

A Direção agora cessante agradece a todos os que têm colaborado na melhoria das condições do nosso Bairro, e os seus elementos continuarão sempre disponíveis para continuar a trabalhar nesse sentido.

Saudações cordiais,

Clementina Garrido

Helena Carvalho 

António Belo


04 outubro, 2024

BCM sem fios nas fachadas...

 

Informação recente da CML de que vai ser dado início nos próximos dias à retirada de cabos e fios das fachadas no Bairro Azul, com cuja Comissão de Moradores mantemos estreita colaboração. Esperamos que a Petição que sobre o mesmo assunto conseguimos aprovar em 9/11/2020 na Assembleia Municipal da Câmara de Lisboa, seja também contemplada nesta ação de retirada de fios e cabos das fachadas dos nossos prédios.

PETIÇÃO

Em breve esperamos poder dar notícias mais concretas sobre o assunto.