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17 março, 2022

GT ET reuniu com a Divisão de Mobilidade da CML em 16/03/2022

Ontem mais uma vez (a primeira foi em 3 de maio de 2019) a CMBCM através do GT ET reuniu com a CML/ Direção de Mobilidade (DM) e com o Presidente da Junta para identificar alguns problemas relacionados com o Estacionamento e Trânsito dentro do BCM. 

Em todo o percurso realizado dentro do Bairro foram identificados os principais pontos para os quais as duas técnicas da CML/DM ficaram de procurar soluções tão cedo quanto possível. São eles os seguintes:

Estacionamento no início da rua 5/Calçada da Quintinha em fila dupla

Solução a estudar: alargar a curva de entrada na rua 5 com mais passeio ou tracejado no asfalto para manter a largura inicial da via que ali alarga, pois quem vem do túnel depara-se com vários veículos que estacionam persistentemente em segunda fila antes da entrada na rua 5, dificultando e por vezes até impedindo totalmente a passagem de outros veículos.

Acrescentar lugares no topo da rua 1 perto da estação/posto de eletricidade da EDP

Solução a estudar: Verificar se existem condicionantes de segurança ao posto de eletricidade que proíbam acrescentar lugares de estacionamento no topo da rua 1 junto à estação de eletricidade, onde se pode inverter a marcha. Em caso negativo, intercederão junto da EMEL.

Revisão do parqueamento de residentes /visitantes ruas 10 e 7

Solução a estudar: Alocação de alguns lugares no início da rua 10 exclusivos a residentes, e que agora são pagos, por troca com alguns dos estacionamentos exclusivos a residentes na rua 7, perto do CRP e  que passarão a ser pagos. Tanto a JFC como a CML/DM pressionarão a EMEL para dar satisfação a esta proposta dos moradores, atempadamente sujeita a uma auscultação favorável realizada on line em 7 dezembro 2020.

Melhorar a sinalização da Zona 30

Solução: a CML/DM irá intervir de molde a introduzir maior sinalização vertical nas entradas do Bairro (Ruas 5, 10 e 12) e também melhorias na sinalização horizontal, no asfalto e em vários locais, para relembrar quem o atravessa que existe condicionamento efetivo à velocidade máxima de 30 km/hora. Também a JFC ficou de rever a atual sinalização no asfalto que em alguns locais se encontra bastante apagada e induz a confusão (vidé final da rua 12).

Passadeiras junto ao parque infantil na rua 5 e em várias zonas do Bairro

Solução: Confirmado localmente que deveriam existir passadeiras na rua 10 junto à saída do autocarro 702, e também junto ao parque infantil na rua 5 e em alguns outros locais dentro do Bairro.

Lombas redutoras de velocidade

Solução a estudar: lombas que moderem o andamento dos veículos nas ruas 5 e 8, que pelo traçado em linha reta são de atravessamento do Bairro, utilizadas não só pela Carris como por muitos condutores para o acesso às Amoreiras, em velocidades muito frequentemente excessivas.

Sentido do trânsito não respeitados por muitos condutores nas ruas 2 e 10

Solução mais difícil: Nos dois pequenos troços com sentido proibido frequentemente não respeitados pelos condutores que ali circulam (na rua 2 vindos da rua 5 e na rua 10 vindos da Calçada dos Mestres), com perigo evidente para peões e para quem está corretamente estacionado e abre a porta da sua viatura, como já aconteceu, a CML/DM entende que a solução passa por reduzir o atual número de estacionamentos naquelas que são vias de um só sentido, para que possam passar a ter 2 sentidos.

Ponto de situação do Projeto de construção da ciclovia na rua 12

Este projeto embora aprovado no Orçamento Participativo de 2016 da CML e que não foi ainda realizado, ficou adiado para o início de 2022 pelo anterior executivo da Junta e como não está na alçada da Divisão de Mobilidade, ficou de ser de novo abordado na próxima reunião com o Presidente da JFC.


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