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17 novembro, 2019

O BCM no Cone de Acesso ao Aeroporto de Lisboa

Quem já passou pela experiência de sujeitar um processo para realização de obras na sua casa no BCM, sabe certamente que existem três entidades que obrigatoriamente dão parecer prévio sobre o projecto de arquitectura: a CML, a DGPC e a ANA. A CML por razões óbvias, a DGPC por estarmos na área de envolvimento do Aqueduto (monumento nacional) e a ANA porque estamos no cone de acesso ao aeroporto de Lisboa.

Um dos aspectos positivo é, nos tempos que correm, a vantagem de se residir no centro de Lisboa com acesso a importantes vias de comunicação que nos permitem aceder com maior facilidade a toda a restante cidade. Porém, para além do tempo infinito que estes procedimentos burocráticos acarretam, existem limitações que têm que ver com a manutenção da "traça original do Bairro" (aqui é permitido sorrir...!), com a dimensão em altura da obra (um pouco idiota, porque na chamada traça original já está a limitação quanto a altura) e finalmente, com a preservação relacionada com a proximidade a um monumento que é património nacional.

Há ainda uma outra desvantagem importantíssima que não só afecta a saúde dos moradores como lhes vai ao bolso, porque para além de tudo o mais desvaloriza a propriedade na altura de poder ser vendida: os efeitos do ruído sobre quem vive ou trabalha debaixo dos corredores de aterragem ou descolagem no Aeroporto Humberto Delgado. Com tendência a piorar com a programada expansão do actual aeroporto, já no curto prazo!

Convidamos todos a ler um artigo excelente sobre o assunto, que porventura ajudará a tomar uma posição quando chegar a altura de nos associarmos aos outros movimentos e organizações que, em conjunto, pretendem accionar os meios legais para que se cumpra a legislação em vigor sobre o assunto - o que não acontece actualmente!

Para ficar a saber mais basta clicar no seguinte link.



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