Quem já passou pela experiência de sujeitar um processo para realização de obras na sua casa no BCM, sabe certamente que existem três entidades que obrigatoriamente dão parecer prévio sobre o projecto de arquitectura: a CML, a DGPC e a ANA. A CML por razões óbvias, a DGPC por estarmos na área de envolvimento do Aqueduto (monumento nacional) e a ANA porque estamos no cone de acesso ao aeroporto de Lisboa.
Um dos aspectos positivo é, nos tempos que correm, a vantagem de se residir no centro de Lisboa com acesso a importantes vias de comunicação que nos permitem aceder com maior facilidade a toda a restante cidade. Porém, para além do tempo infinito que estes procedimentos burocráticos acarretam, existem limitações que têm que ver com a manutenção da "traça original do Bairro" (aqui é permitido sorrir...!), com a dimensão em altura da obra (um pouco idiota, porque na chamada traça original já está a limitação quanto a altura) e finalmente, com a preservação relacionada com a proximidade a um monumento que é património nacional.
Há ainda uma outra desvantagem importantíssima que não só afecta a saúde dos moradores como lhes vai ao bolso, porque para além de tudo o mais desvaloriza a propriedade na altura de poder ser vendida: os efeitos do ruído sobre quem vive ou trabalha debaixo dos corredores de aterragem ou descolagem no Aeroporto Humberto Delgado. Com tendência a piorar com a programada expansão do actual aeroporto, já no curto prazo!
Convidamos todos a ler um artigo excelente sobre o assunto, que porventura ajudará a tomar uma posição quando chegar a altura de nos associarmos aos outros movimentos e organizações que, em conjunto, pretendem accionar os meios legais para que se cumpra a legislação em vigor sobre o assunto - o que não acontece actualmente!
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