PESQUISAR ASSUNTOS

19 junho, 2021

QUEREMOS UMA ZONA ESPECIAL DE PROTEÇÃO (ZEP) CUIDADA e LIMPA!

 
O GT Aqueduto continua a trabalhar para conseguir melhorar as bandas laterais entre o topo das Ruas 1 e 2 e a Rua 12. Realizaram já um encontro com o Presidente da Junta, do qual se deu nota em publicação de 31 de maio passado. Vai agora ter um encontro com o Museu da Água/EPAL que será fundamental para o sucesso das propostas apresentadas por vários moradores e que será já na próxima semana.

Certamente terá de falar no futuro ainda com três outras entidades com competências diversas naquela zona: a Direção Geral do Património Cultural, o Parque Florestal de Monsanto e certamente a Câmara Municipal de Lisboa.

Excesso de entidades com competências diversas, num tão pequeno espaço de território! E tudo porque estamos numa zona ZEP (Zona Especial de Proteção) devido à existência do monumento nacional que é o Aqueduto das Águas Livres e porque não existe uma política de foco num único centro de responsabilidade, como deveria acontecer.

Aliás o nº. 2 do Artº. 43 do Dec. Lei 209/2009 é muito interessante para os nossos objetivos no que diz respeito à envolvente de uma Zona Especial de Proteção em geral: "A zona especial de proteção assegura o enquadramento paisagístico do bem imóvel e as perspetivas da sua contemplação, devendo abranger os espaços verdes, nomeadamente jardins ou parques de interesse histórico, que sejam relevantes para a defesa do contexto do bem imóvel classificado."

Muito trabalho pela frente, mas os 9 elementos deste GT mantêm-se convictos de que mesmo que seja difícil conseguir tudo o que se pretende, tudo o que se conseguir realizar é melhor do que o que existe agora: abandono, mato seco, dejetos e maus cheiros.

A ajuda de todos é fundamental e dará força e ânimo a quem trabalha, como sempre voluntária e generosamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Ajude-nos a aperfeiçoar o blogue.