PESQUISAR ASSUNTOS

03 janeiro, 2019

Problemas registados no início da Rua 1 com roubos e segurança

No dia 2/01/2019 a vizinha Isabel Alves Henriques publicou o seguinte post no Facebook:

A situação no Bairro da Calçada dos Mestres está a tornar-se, a cada dia que passa, mais insegura. Há alguns dias atrás entraram na nossa casa (que está em construção) onde quatro indivíduos se foram refugiar para fumar a droga que alegre e impunemente traficam neste bairro. Para além disso ainda roubaram ferramentas que estava na obra. Um vizinho chamou a PSP que, apesar da rapidez, quando chegou já não os encontrou. Muito provavelmente por ter chamado a PSP foi ele, também, subtraído de alguns bens que tinha na garagem no dia seguinte. Parece-me, pois, que estará na altura de analisar o problema a fundo e procurar soluções concretas. Hoje foi a minha casa e a do meu vizinho mas amanhã será uma outra casa. E, isso é uma certeza pois não irão sempre à mesma casa!

Este problema existente ao que sabemos apenas no topo da Rua 1 tem vindo a preocupar os moradores daquela Rua, que exigem a contratação de um Guarda Noturno ou de um Agente da PSP Gratificado com a maior urgência. Para que todos os moradores associados à CMBCM possam seguir este importante assunto, mesmo aqueles que não são membros do Facebook e por isso a ele não têm acesso, aqui fica o que a Direção entendeu publicar em comentário do dia de hoje (3/01/2019) ao post inicial da vizinha Isabel Alves Henriques, uma das moradoras daquela rua.

Transcreve-se da Ata da AM do dia 13 de Dezembro passado no que respeita ao que ficou dito pelo GT-SEG (Segurança); "... A moradora Natália Seixas informou que o grupo já contactou com várias entidades que têm responsabilidades nesta área. No BCM existe o policiamento de proximidade, com a passagem de agentes a pé e em viaturas. Informou que não pode haver segurança privada (nas ruas) no Bairro. Esta terá sempre de ser exercida pela PSP. O GT irá reunir no dia seguinte (dia 14 dezembro) com um agente da esquadra à qual o Bairro está afecto. O GT também já contactou com as associações de Guarda Noturnos (através do nº. indicado por um morador) aferindo da hipótese da intervenção dos mesmos. O tema também foi abordado com o Presidente da JFC, já que a contratação de um Guarda Noturno deverá passar lá. Foi sugerido que o GT se dirigisse directamente à secção de operações da Polícia Municipal. Foi referido que actualmente existem poucos guarda noturnos e que para a contratação de um, os procedimentos são morosos...." (fim de citação). 

Ainda para informação de quem não foi à Assembleia de Moradores do passado dia 13, esta Ata completa versa vários assuntos importantes e está arquivada aqui no Facebook no separador Ficheiros (ver do lado esquerdo) e também foi publicada no blogue no dia 20 dezembro, pelo que seria muito fácil seguir o que tem sido feito neste meio ano de existência e ficar melhor informada sobre nomeadamente a questão "guarda noturno". O assunto não está fechado, como nunca esteve desde que tomámos conhecimento dele, e é reconhecidamente uma injustiça para com os membros do GT e a Direção, colocar a questão como se só algumas pessoas se preocupassem com ele. Todos nós nos preocupamos com um assunto desta natureza, mas na realidade até agora, concluímos que não é tão fácil como isso resolvê-lo, conforme se lê na Ata. É difícil - mas não impossível - e para isso contamos com a colaboração de todos, nomeadamente dos que estão mais perto do problema e sofrem diretamente com ele. 

Finalmente,conviria saber que o BCM terá cerca de 300 moradores e apenas 94 são associados deste grupo. Quem paga as eventuais despesas com guarda noturnos ou gratificados, caso seja viável uma dessas soluções? Todos, só alguns, ou apenas os moradores de uma dada rua? Achegas sobre como resolver esta parte importante da questão, aceitam-se... Perdoem os nossos associados este post longo, não pretendemos que o assunto seja tratado desta maneira e por esta via, que ajuda apenas à polémica e não à resolução dos problemas, mas o esclarecimento impunha-se. A reunião com a Seção de Operações da PSP acima citada não pôde ser marcada para este período festivo, mas deve ter lugar na próxima semana. Vamos agora contatar pessoalmente os vizinhos mais queixosos e tentar obter uma solução em conjunto que seja a contento de todos, pois todos estamos preocupados e ansiosos por resolvê-lo!

1 comentário:

  1. Vai ser difîcil colocar 1 policia em cada rua. Todos sabemos que hà, houve, e haverà assaltos e toxicodependentes no bairro...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Ajude-nos a aperfeiçoar o blogue.